Página inicial > Últimas Notícias > Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

• Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 09h53
  • Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 16h30

Links relacionados:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova realizada por estudantes brasileiros, sendo considerada também uma das maiores do mundo. Mas, para que serve o Enem? Se você quer começar a cursar uma faculdade, muito provavelmente terá que fazer esse exame, principalmente se o foco for conseguir uma bolsa de estudo ou financiamento do governo, que utiliza a nota do Enem como parte do critério de seleção para os seus programas de acesso ao ensino superior.

Entenda como ter acesso a uma faculdade com a sua nota Enem. Vale lembrar que é preciso muito estudo para uma boa pontuação, já que a concorrência é alta e a valorização do diploma de nível superior aumenta significativamente as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Prouni: o Programa Universidade para Todos é um dos programas do governo de acesso ao ensino superior. Sendo destinado a estudantes que tenham renda per capta familiar de até três salários mínimos, é possível obter bolsas de estudos integrais e parciais válidos por todo curso. Saiba tudo sobre o Prouni.

Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é o programa do governo que financia em até 100% cursos de ensino superior para estudantes com renda per capta familiar de até cinco salários mínimos. Como não se trata de bolsa de estudo, ao finalizar o curso, o estudante tem um prazo para devolver, de forma parcelada, o empréstimo. Saiba tudo sobre o Fies.

Sisu: sendo mais um dos programas do governo, esse é destinado ao ingresso de estudantes em universidades públicas do país. Saiba tudo sobre o Sisu.

Além dos programas ofertados pelo governo, algumas faculdades particulares também adotaram a pontuação do Enem como forma de seleção, substituindo o tradicional vestibular. Nesse caso, o estudante precisa entrar em contato com a instituição de seu interesse para saber se ela utiliza esse critério.