Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA: Kayapó mebêngôkre participa de curso de produtor de cacau no Campus Conceição do Araguaia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA: Kayapó mebêngôkre participa de curso de produtor de cacau no Campus Conceição do Araguaia

  • Publicado: Segunda, 31 de Março de 2025, 18h47
  • Última atualização em Segunda, 31 de Março de 2025, 18h47
  • Acessos: 14

O Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia oferta desde o ano passado o curso de produção de cacau. Ele é voltado para a etnia Kayapó que escolheram realizar exatamente um curso sobre cacau para aperfeiçoaram a sua produção e também escolheram o IFPA para oferecer-lhes, o que deixou a instituição satisfeita, devido o reconhecimento da nossa qualidade de ensino. Depois das escolhas, os indígenas entraram em contato com a Funai que, por sua vez, entrou em contato com o IFPA e foi construído o curso demandado.
Após a decisão dos indígenas em participar do curso, os parceiros se mobilizaram para realizar. A Sete, que presta assistência aos indígenas, intermediou o contato IFPA e Funai, para a elaboração de um curso que atendesse as especificidades do público, assim como ficou a frente de todo suporte logístico. Já a mineradora Vale participou da parceria garantindo os recursos necessários.
São indígenas de aproximadamente 40 aldeias dos municípios de Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, que passam duas semanas alternadas no IFPA, permanecendo cada semana 6 dias, cumprindo a carga horária total do curso de 160h.
A avaliação dos indígenas é continuada, haja vista que o curso funciona em alternância pedagógica entre o tempo IFPA e o tempo Aldeia. No tempo IFPA, eles foram avaliados especialmente durante as atividades práticas de campo, como na instalação de um sistema agroflorestal dentro da própria instituição, na realização de podas, na produção de mudas, entre várias outras atividades que realizaram. Já durante o tempo Aldeia, são avaliados quando retornam e socializam as atividades orientadas que realizaram na aldeia.
A Sete, empresa que presta serviços para aldeia, aplica avaliações com os indígenas sobre o curso em vários quesitos, e em todos o curso do IFPA foi avaliado com excelência. Isso despertou o interesse dos indígenas por mais cursos, fazendo com que os diretores locais e de Brasília - DF da Funai visitassem o Campus Conceição do Araguaia para iniciar tratativas para a oferta de outros cursos.
Antes de iniciar o curso, os professores Ricardo Alexandre, Raul Teixeira e Zeca Sacramento, visitaram algumas aldeias, e foi perceptível as diversas privações de oportunidade educacionais dessas pessoas.
"Poder atender o pedido por formação deste público é muito gratificante e aprendemos muito com eles. Além disso, poder estreitar laços com esse público é fundamental, pois faz com realizemos o nosso papel institucional na região do Araguaia Paraense. Foi um curso muito bem planejado e executado por todos os parceiros envolvidos e já mencionados, com intérpretes que simultaneamente traduziam todos os diálogos no curso, com produção de cartilhas, entrega de materiais didáticos, cuidado com a alimentação e tantas outras coisas. Tudo isso, só foi possível graças aos parceiros e a equipe envolvida. O mérito pela execução teve o envolvimento de muitas pessoas.
Além de mim, participaram diretamente os prof. Raul Teixeira, Ricardo Alexandre, Giselle Batista e Betânia Glória, assim como o técnico de Laboratório Ismael Silva, além de tantos outros servidores no suporte, matrícula, na secretaria acadêmica e etc," concluiu o Prof. Zeca Sacramento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->