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Histórico do Campus Conceição do Araguaia_

HISTÓRICO DO IFPA CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Por Elvis Miranda adaptado, em atualização 2024...

 

DADOS GERAIS:

               

IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Razão Social: IFPA - Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará

CNPJ: 05.200.142/0001-16

Endereço: Av.: Couto Magalhães, nº 1649, Setor Universitário

Cidade/UF: Conceição do Araguaia – PA             CEP: 68.540.000

Telefone/Fax: (94) 3421- 1934 / 3421- 1962

Site da Unidade: www.conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br

 

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O Histórico do Campus Conceição do Araguaia

O município de Conceição do Araguaia localiza-se na região sudeste do estado do Pará, conhecida como “Zona do Planalto”, fazendo fronteira com o estado de Tocantins. Fundada em 30 de maio de 1897, pelo religioso francês Frei Gil de Vila Nova, é uma cidade privilegiada, pois está situada as margens rio Araguaia, tendo à margem esquerda do rio uma altitude superior a 542m. Está localizado especificamente a uma latitude 08º15’28" Sul e a uma longitude 49º15’53" Oeste, com uma área de 5.829,482 km2 . Sua população estimada pelo censo de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 45.557 habitantes. Limita-se ao norte com o município de Floresta do Araguaia, ao sul com o município de Santa Maria das Barreiras, a oeste com o município de Redenção, estando a leste com o estado do Tocantins. Seu bioma predominante é Cerrado e Amazônia. (BRASIL, 2013)

            A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve início no ano de 1909, quando Nilo Peçanha, o então presidente da República, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET’s). Tida no seu início como instrumento de política voltado para as classes desprovidas, a rede federal se configura hoje como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas.

                Cobrindo todo o território nacional, a Rede Federal presta um serviço à nação ao dar continuidade à sua missão de qualificar profissionais para os diversos setores da economia brasileira, realizar pesquisa e desenvolver novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo.

                No estado do Pará, precisamente em 23.09.1909 inaugurou-se a Escola de Aprendizes Artífices do Pará, a qual compreendia o ensino primário, cursos de desenho e oficinas de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Em 1930, a Escola de Aprendizes transforma-se em Liceu Industrial do Pará e, em 1942, em Escola Industrial de Belém.

                Na década de 60, é transformado em Autarquia Federal com autonomia didática, financeira, administrativa e técnica. Passa a atuar com o Ensino Profissional em nível de 2° grau com os Cursos Técnicos de Edificações e Estradas, passando a ser chamado de Escola Industrial Federal do Pará, quando foram criados os cursos de Agrimensura e Eletromecânica.

                A Escola Técnica Federal do Pará nasce em 1968 e se instala definitivamente na Avenida Almirante Barroso, n.º 1155, onde se implantou o curso de Eletromecânica, hoje apenas denominado Mecânica. Depois vieram os cursos de Saneamento, Telecomunicações e Eletrônica.

                Com a descoberta das jazidas minerais de Carajás e Trombetas, em 1975, a Escola Técnica criou os cursos de Mineração e Metalurgia para formarem profissionais visando geração de emprego e renda na Região. No final da década de 70, foi a vez do curso de Processamento de Dados para acompanhar a informatização da indústria. Em 1980, a Escola assina convênio com o Parque de Material Aeronáutico de Belém. Começa o curso Pós-Técnico de Manutenção de Aeronaves. Era criada a primeira Escola de Mecânicos Civis de Aeronaves, parceria entre o Centro e o Departamento de Aviação Civil. Todos os formandos em Manutenção de Aeronaves foram contratados pela aviação civil em 1991.

                O Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET-PA, hoje caracterizado por Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) tem em sua trajetória nestes 104 anos de história o sucesso de uma instituição de educação profissional pública, gratuita e de qualidade, que está consolidada na comunidade paraense, brasileira e internacional.

                Em 1997 foi instituída pelo Ministério da Educação, a verticalização da Educação Profissional, em níveis Básico, Técnico e Superior. Em 18 de janeiro de 1999, a Escola Técnica foi elevada à categoria de Centro Federal de Educação Tecnológica com a finalidade de atuar nos níveis e modalidades da educação profissional, ou seja, o Básico, o Técnico e o Tecnológico equivalente à Educação Superior.

                No ano de 2001 no Município de Conceição do Araguaia, Sudeste do Pará, o CEFET/PA implanta o Centro Avançado ofertando o primeiro Curso Técnico em “Piscicultura (logo após chamado de Técnico em Aquicultura)” através da parceria com Prefeitura Municipal. Porém, neste mesmo ano o curso foi interrompido, retornando as discussões no final do ano de 2004 quando assume novo Gestor Municipal e nova Direção Geral do CEFET/PA resgatando o Centro Avançado.

 

                Ainda no ano de 2004, reinauguração da UNED Conceição do Araguaia trouxe novas expectativas para a população, especialmente no âmbito da educação técnica profissionalizante na região.

 

                Em 2005 foi realizado Processo Seletivo para mais duas turmas do Curso Técnico em Aquicultura.

 

                Um dos primeiros desafios dessa nova empreitada foi a falta de docentes para o curso de Técnico em Aquicultura, o primeiro a ser implantado na Unidade de Ensino Descentralizado Conceição do Araguaia. Esta situação gerou a necessidade da Instituição promover um concurso público para provimento dos cargos de professor substituto para o curso de Técnico em Aquicultura, onde os professores Nivaldo Cruz da Silva Junior, Márcia Nylander e Maurizete da Cruz Silva assumiram as vagas.

 

                Um dos detalhes importantes a serem ressaltados na nova implantação da UNED Conceição do Araguaia foi a disputa que havia no Ministério da Educação entre os Municípios de Redenção e Conceição do Araguaia para a expansão das Unidades de Ensino Descentralizado do Cefet/PA, em que Redenção estava em vantagem junto ao MEC. No entanto, as ações existentes em Conceição do Araguaia, como a parceria entre os governos federal e municipal, elegeram o município com sede da Unidade na região.

Outro desafio encontrado foi a falta de um local para fixação da unidade, uma área que precisaria ter no mínimo 21.000 m². O prefeito da cidade disponibilizou um terreno que anteriormente funcionava como Sede da Fazenda Bradesco, a partir de então, se iniciaram os procedimentos para a construção da UNED Conceição do Araguaia.

                Através de uma parceria com o polo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na cidade, as aulas da unidade do Cefet/PA em Conceição do Araguaia aconteceriam no espaço físico da Universidade até que as obras da UNED ficassem prontas. Desta forma, foi realizado em 2008 o Terceiro Processo Seletivo da UNED Conceição do Araguaia que passou a ofertar os cursos de Agrimensura, Agropecuária, Edificações e Saneamento num total de 175 vagas. Entretanto, devido a um problema com a conclusão do ensino médio dos candidatos aprovados, as aulas só tiveram início em novembro do mesmo ano.

                Em 2008, com o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional o Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará cria cinco novas Unidades de Ensino Descentralizada (UNED) no Estado, nos Municípios de Abaetetuba, Bragança, Conceição do Araguaia, Itaituba e Santarém. A UNED Conceição do Araguaia inicia suas atividades acadêmicas lançando quatro cursos Subsequentes, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações e Técnico em Saneamento.

                Através da Lei n. 11.892, de 29/12/2008, 31 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET’s), 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (UNED’s), 39 Escolas Agrotécnicas, 07 Escolas Técnicas Federais e 08 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Estado do Pará fica criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) com 11 campi, dentre eles o Campus Conceição do Araguaia.

                A Rede Federal está vivenciando a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos sete anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população várias unidades das 214 previstas no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas.

                No início de 2010 o campus é agraciado com o programa PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico, onde oferta Licenciaturas em Biologia, Geografia, Pedagogia e Informática. O Parfor veio trazer experiências dos cursos superiores aos quais nos sentimos aptos a institucionalizá-los.

Em seguida ainda em 2010 o campus deu início ao PROCAMPO, Licenciatura plena em Educação no Campo. O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) apoia a implementação de cursos regulares de licenciatura em educação do campo nas instituições públicas de ensino superior de todo o país, voltados especificamente para a formação de educadores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.

 

                Com a inauguração de parte do prédio da UNED Conceição do Araguaia em setembro de 2010, foi possível realizar várias atividades que beneficiaram a região, como:

  • Início das atividades acadêmicas e administrativas no campus;
  • IFPA Comunidade (programa de rádio que auxilia produtores rurais, trabalhadores da construção civil, esclarece a população em temas de extrema importância no cotidiano);
  • Edital para apresentação de trabalhos de Extensão, Pesquisa e Ensino (Estes editais vêm oportunizar aos docentes, discentes que possam atuar desenvolvendo projetos em suas áreas técnicas possibilitando, principalmente, aos alunos um maior aprendizado);
  • Oferta de cursos técnicos e de graduação (cursos que foram pensados de acordo com os arranjos produtivos, sociais e culturais da região onde o campus está inserido)
  • Doação da escola agrícola municipal de conceição do araguaia para o ifpa campus conceição do araguaia. Hoje centro experimental agroecológico do araguaia (ceagro);
  • Início da construção de um refeitório estudantil, bloco de banheiros, laboratório de reprodução de peixe no ceagro;
  • Reforma dos espaços físicos (salas de aulas, laboratório, residências, guarita, quadra esportiva) existentes no ceagro;
  • Centro tecnólogico do couro (ctc) – construção de galpão industrial, construção do sistema de tratamento dos efluentes originados do processo industrial do couro e aquisição de maquinários;
  • Descentralização orçamentária;
  • Posse de 14 novos servidores do campus;
  • Parceria com a universidade federal do tocantis (uft) para qualificação de servidores do campus, em programas de pós-graduação desta universidade como: ciência do ambiente, desenvolvimento regional, agroenergia, produção animal. Vagas de mestrado e doutorado.
  • Realização do 1° vestibular do campus – curso tecnólogo em gestão ambiental;
  • Pragramas do governo federal para formação de professores – procampo e parfor;
  • Formatura – turma superação de edificações;
  • Aprovação do curso de agronomia na pro-reitoria de ensino do ifpa;
  • Lançamento do edital de bolsas de iniciação científica para 2011 (recurso próprio do campus);
  • Lançamento do edital de bolsas de extensão para 2011 (recurso próprio do campus);
  • Lançamento do edital de monitoria para 2011 (recurso próprio do campus);
  • Aprovação do projeto piaba no ministério da pesca e aquicultura. Emenda parlamentar individual;
  • 1° Brunch de Conceição do Araguaia em comemoração ao dia das mães;
  • 1° Brinca noel;
  • 1° Natal solidário do campus Conceição do Araguaia, entrega de cestas básicas às famílias carentes do município de Conceição;
  • 1° projeto de inclusão digital com oferta de duas turmas;
  • Elaboração de projetos para 2011 do Simpósio de educação profissional e tecnológica da região do Araguaia e workshop do IFPA campus conceição do             Araguaia.

Assim muitos desses projetos agora fazem parte do calendário anual do campus.

                O MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional. Em 2010 o número de escolas ultrapassou as 354 unidades previstas, assim ofertando 500 mil vagas em todo o país.

                Em 2010 inaugura-se o Campus Conceição do Araguaia do IFPA “A Educação está na pauta do governo e por isso não faltará dinheiro para investir na área” foi a promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração do Campus Conceição do Araguaia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), ocorrida na segunda-feira, 1º de fevereiro de 2010, em Brasília, de forma simultânea com outras 77 escolas da rede. Nesse contexto o Campus Conceição do Araguaia tem seu Plano de Metas ofertar vagas nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, Cursos Subsequentes, Cursos Superiores de Tecnologia e Licenciaturas e Pós-Graduação. Além do investimento na Educação a Distância atingindo Municípios vizinhos da Região Sul e Sudeste do Pará também ofertando vagas com ensino de qualidade.

                O ecótono Cerrado-Amazônia possui uma biodiversidade privilegiada quanto a sua fauna, flora e recursos hídricos. Não obstante, com o desenvolvimento da cidade, a cobertura vegetal e seus mananciais têm sido sensivelmente ameaçados, o que diminui gradativamente a qualidade ambiental. Diante desse cenário no ano de 2010 o IFPA, Campus Conceição do Araguaia, viabilizou o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental para atender a carência do município em profissionais de nível superior (3º grau) aptos a atuar nas questões ambientais em instituições públicas, privadas e no terceiro setor que necessitam de especialistas na área de meio ambiente. Portanto, o IFPA Campus Conceição do Araguaia efetiva mais uma linha de educação-pesquisa-extensão que busca o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais em prol da qualidade de vida.

Em 2011 a região do Araguaia ganha mais um presente fruto da dedicação e competência da equipe do IFPA Campus Conceição do Araguaia, no dia 17/01/2011 na 4ª Reunião do Conselho Superior do IFPA, órgão máximo da instituição, foi APROVADO o funcionamento do Curso de Agronomia. O IFPA - Campus Conceição do Araguaia  torna-se o segundo Campus a ofertar um curso de Engenharia, sendo um marco histórico o segundo campus a ofertar o Curso Superior de Agronomia, (o primeiro Campus Castanhal com mais de 90 anos de história. Estes dados só vem confirmar o tamanho do desafio que estamos a enfrentar e a grandiosidade com que pensamos o Campus Conceição do Araguaia.

                Os anos de 2012 e 2013 é marcado pelas formaturas dos cursos técnicos, como resultado esperado do que se tem buscado desde o ano de 2001 e que hoje estamos vivenciando, a consolidação do IFPA na Região do Araguaia.

                Em abril de 2014 realiza-se, a cerimônia de formatura da primeira turma do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental, no auditório do Campus Conceição do Araguaia, reforçando a importância do IFPA para o desenvolvimento dessa região.

Também em 2014 documenta-se a Doação da Escola Agrícola Municipal de Conceição do Araguaia, atual Centro Experimental Agroecológico do Araguaia (CEAGRO) que conta com 2,0 hectares de solo pronto para o plantio (Esta área serve para atender aulas teóricas e práticas em cursos de agropecuária, agronomia, gestão ambiental, saneamento, eventos);

                Ainda em relação ao CEAGRO, foram realizadas adaptação dos espaços físicos do para realização de aulas teóricas e práticas (construções: refeitório estudantil, bloco de banheiros, Estação de piscicultura; reforma: salas de aulas, laboratório de zootecnia animal, residências, espaços administrativos, quadra poliesportiva);

Projeto Centro Tecnológico do Couro (CTC) (objetiva qualificar a mão-de-obra local para atendimentos ao mercado de beneficiamento de couro);

Apoio a programas do Governo Federal na formação de docentes para Região (PROCAMPO, PARFOR, UAB).

                Assim o IFPA é uma conquista consolidada em Conceição do Araguaia e a formatura mostra que estamos atingindo nossos objetivos, e temos profissionais qualificados para a vida e para o mercado de trabalho.

 

                Agora em 2015 propomos ações pedagógicas para o curso de Graduação em Agronomia, oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, no Campus Conceição do Araguaia - Pará. Buscando a contínua melhoria da qualidade do ensino no estado do Pará.  Nesta direção, o curso Agronomia contribui para a formação de profissionais que atendam as demandas sócio-educacionais do contexto atual da região Norte, em especial do Estado do Pará.

                A demanda pela formação em Agronomia no interior da Amazônia, em geral, e no estado do Pará, em particular, levou a escolha de Conceição do Araguaia-PA, buscando aproximar a formação superior de realidades cotidianas muitas vezes marcadas pela carência tanto em infraestrutura quanto de pessoas qualificadas para a educação básica, sem perder de vista a importância do entendimento e problematização do espaço para viabilizar uma ação coletiva mais qualificada no mesmo a partir da educação.

 

                O curso foi desenvolvido baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O ensino diante dos modelos da nova LDB estabelece uma reestruturação e novos questionamentos acerca de um processo de práticas pré-existentes que impunham formas de trabalhar esta ciência apenas com informações memorizadas. Diante dessa problemática, as várias recomendações e orientações presentes nos PCNs sobre ensino das Ciências Humanas e suas tecnologias incluem tratamentos especiais de apoio como: a contextualização e a interdisciplinaridade e, justamente esse binômio pedagógico é que contribui enormemente para subsidiar todo o desenvolvimento das disciplinas que possam integrar uma matriz curricular.

 

               

                Vários são os conceitos-chaves presentes, estabelecidos nos PCNs que norteiam os conteúdos dentro de um novo arranjo da construção do conhecimento Uma vez listados esses conceitos, cada um merece análise e discussões apropriadas, tais como repensar a Amazônia Brasileira, como um espaço muito particular, com peculiaridades quer permitem analisar todas as suas reservas naturais, paisagens, populações e a relação de tudo isso com as políticas públicas adotadas com a disputa internacional, com a internacionalização clandestina da flora e fauna, riquezas minerais; a forma de apropriação desse espaço único e as relações de trabalho juntamente com processos produtivos. Todos esses referenciais trabalhando lado a lado o lugar e o mundo requer habilidades e competências específicas para o desenvolvimento de ensino da Agronomia, uma vez que a fundamentação teórica aliada à prática questiona uma nova realidade, um novo tempo, nos permitindo compreender ao mesmo tempo a singularidade e a pluralidade dos lugares do mundo.

 

                A possibilidade que permite libertarmo-nos dos velhos conceitos são as perspectivas de amadurecimento na busca incessante de conhecimentos, diversas e novas metodologias, aglutinando os conteúdos programáticos para uma nova série ou um novo ciclo de temas variados chamados "temas transversais". Estes temas tratam de questões como meio ambiente, cidadania, saúde pública, e etc. que possam nos auxiliar na construção de várias atividades, principalmente nos projetos e pesquisas de ensino.

                 É necessário, entre outros aspectos, se fazer abordagens relacionais e críticas no campo da formação em Agronomia, tendo em vista que os graduandos já atuam em sua maioria e estão nos interiores, viabilizando a multiplicação dos saberes a partir da formação aqui oferecida. Soma-se a isto a necessária instrumentalização dos graduandos no que se refere às ferramentas de trabalho no campo agrário, sua familiarização com a “linguagem gráfica” uma vez que as simbologias representativas se tornam mais autênticos para o entendimento lógico e racional dos temas que se pretende trabalhar.

                Assim, é necessário que esta Agronomia de "cara nova" contribua na construção plena da cidadania possibilitando aos estudantes as condições teóricas para que eles compreendam de forma crítica a realidade e possam participar ativamente das transformações que se fazem necessárias.

Nesse contexto a criação do curso de superior de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Conceição do Araguaia justifica-se por quatro motivos principais:

  1. a) Perfil da instituição no qual estará inserido;
  2. b) Demanda regional (formação de professores qualificados);
  3. c) Região com maior número de assentamentos do Brasil.
  4. d) Inserção em atividades de pesquisa e extensão.

 

                Neste sentido, a criação do curso de Agronomia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Conceição do Araguaia relaciona-se fortemente com o perfil geral da instituição, que compreende a educação como um espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos, tendo como propósito superar a perspectiva de um ensino tecnicista e supostamente neutro do ponto de vista ideológico, voltado principalmente para a (re)produção de mão-de-obra especializada. Por outro lado, o curso de  Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará,  será o primeiro curso público federal na área sul- suldeste do Pará. O município de Conceição do Araguaia localiza-se na nesta região, às margens do Rio Araguaia, na Amazônia Legal, bioma cerrado e Amazônia. A população total do município é de 45.885 habitantes, segundo o Censo IBGE de 2012, a região sob a jurisdição de atuação do campus é formada por 15 municípios com extensa abrangência territorial. Grande parte da população regional é formada de jovens e necessitam de possibilidades de formação superior.

A região é marcada por conflitos fundiários resultando em ocupações de latifúndios e a criação de projetos de assentamentos. Os assentamentos possuem diversos problemas de infraestrutura como a inexistência de rede de abastecimento de água, a ausência de rede de energia, estradas em má condição de conservação e carente de técnicos especializados.

Dessa forma o Curso vem atender as mudanças sócio-econômicas-ambientais para a região. Assim o profissional Agrônomo poderá contribuir com a formação de consciência crítica e os desafios que afetam a região.

Por fim, há ainda o aspecto de que a presença do curso pode suprir carências nas esferas da pesquisa e extensão, contribuindo na construção, problematização  e  consolidação   de   demandas   regionais   e   advindas   da sociedade civil organizada .

 

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