Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFPA são convidados a participar do Desafio Tecnológico – Batalhas de Robôs

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 22h25
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 22h25

O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) do Instituto Federal do Pará (IFPA), no dia 1º de setembro, o regulamento do Desafio Tecnológico – Batalha de Robôs 2023. As inscrições podem ser individuais ou em equipes e devem ser efetuadas até dia 26 de setembro por meio do envio da ficha de inscrição, devidamente preenchida, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pensando em estimular os estudantes do IFPA a participarem de competições de robótica, este desafio é uma oportunidade para o desenvolvimento e apresentação de robôs montados com poucos componentes eletrônicos e materiais recicláveis. O protótipo precisa ser capaz de realizar movimentos direcionados por controle remoto artesanal e ter um circuito eletrônico básico para a transmissão de movimentos simples e fácil implementação.

No dia do desafio, os robôs devem estar prontos. Construídos pelos alunos, os robôs deverão conter controle; três agulhas fixadas na parte dianteira para serem utilizadas nas ofensivas; um suporte para prender um balão e rodas para se locomoverem. Durante a luta de robôs, os estudantes terão dois minutos para conseguir estourar o balão do robô adversário. Se houver empate, uma comissão analisará qual teve melhor desempenho. A batalha, o resultado e a premiação estão previstos para ocorrer no dia 27 de outubro, último dia do XV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti) que, este ano, será realizado pelo IFPA em Paragominas.

Todas as normas para a construção dos robôs constam na Chamada nº 8/2023/Proppg disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) em: https://proppg.ifpa.edu.br/documentos-e-formularios/inovacao/chamada-interna-08-2023-desafio-tecnologico/2430-chamada-interna-08-2023-proppg-desafio-tecnologico/file
Para ler a chamada e preencher a ficha de inscrição clique em: https://proppg.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/318-chamada-interna-n-08-2023-proppg-desafio-tecnologico-batalha-de-robos