Página inicial > Últimas Notícias > Reitora do IFPA toma posse em Cerimônia do MEC

Reitora do IFPA toma posse em Cerimônia do MEC

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 12h48
  • Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 12h48

A Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, tomou posse durante Cerimônia realizada na manhã de ontem (30), no Edifício-Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Na ocasião, também foi empossada a Reitora do Instituto Federal da Bahia (IFB), Veruska Machado, o Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Heron Bonadiman e a Reitora da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gina Gonçalves. A solenidade contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, que assinou os termos de posse. Também estava presente o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques.

Em seu discurso, a Reitora do IFPA falou sobre a importância de assumir o cargo. “Representar o Instituto Federal do Pará é tarefa da mais alta honraria e temos convicção de que com auxílio da nossa comunidade contribuiremos para um projeto de nação que ainda está em construção. Nessa empreitada, não estamos sozinhas, nossa voz se une a mais 40 outras instituições da Rede Federal, que tem trabalhado arduamente pelo bem comum do Brasil”, afirmou.

Ana Paula Palheta também aproveitou a presença do Ministro da Educação e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica para mencionar alguns aspectos que considera importantes para o IFPA e para a região norte do país. “Há uma imensa necessidade de políticas públicas que nos oportunizem o desenvolvimento regional, tais como o aumento do número de campi das nossas instituições de ensino, para que a educação profissional tecnológica chegue com qualidade a mais pessoas, temos a necessidade de composição de quadro de servidores, mas acima de tudo, precisamos mencionar que o custo amazônico deve ser considerado pelo ministério para que tenhamos condições cada vez mais pertinentes de qualificar não aquilo que o senso comum entende como a Rede Federal, que é a simples formação de mão de obra, não se trata disso, o que nós fazemos na Rede Federal é receber jovens que possuem sonhos e, após uma formação consistente de iniciação científica, que perpassa pela experiência e práticas exitosas de extensão e inovação, entregamos à sociedade brasileira cidadãos e cidadãs capazes de impactar positivamente esse Brasil”, destacou a Reitora.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, expressou seus votos de êxito ao reitor e às reitoras, reafirmando sua disponibilidade para abraçar os desafios que se apresentam. "Quero desejar sucesso a cada um de vocês que vão liderar as instituições de ensino superior que tomaram posse hoje... eu quero aqui dizer que nós vamos construir isso juntos, que tenham em mim, no ministro da Educação, um parceiro para dialogar com transparência, com sinceridade, juntos, que a gente possa superar os desafios e dar esperança e oportunidade aos jovens brasileiros. O único caminho que nós temos para construir um país mais justo, mais humano, mais soberano é a através da educação", disse o Ministro.

Ana Paula Palheta possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, Mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais. Trabalha na instituição desde 2005, quando ingressou no então Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA). Já trabalhou em vários cargos dentro do Instituto e, antes de se candidatar ao posto de Reitora, atuava há oito anos como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA. Em 114 anos de existência, essa é a primeira vez que o IFPA elege uma mulher para o cargo de Reitora. Ana Paula Palheta, foi eleita pelo processo de consulta à comunidade escolar, realizado em maio, por meio de votação secreta, facultativa e online. O mandato será de 2023 a 2027.