Página inicial > Últimas Notícias > IFPA terá dezenove cursos superiores avaliados no Enade 2023

IFPA terá dezenove cursos superiores avaliados no Enade 2023

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 09h41
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 09h41

Onze campi do Instituto Federal do Pará (IFPA) participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 26 de novembro. O Exame foi Instituído pela Lei nº 10.891/2004 e é um instrumento de avaliação integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertada no Brasil. Neste ano, serão avaliados 28 cursos de nível superior.  Os coordenadores de curso são os responsáveis pela inscrição dos alunos ingressantes e dos concluintes, somente estes últimos farão a prova. A avaliação será referente ao ano 1 do Ciclo Avaliativo.

O período de inscrição no Enade 2023 começou em 27 de junho e terminará em 31 de julho. Pelo cronograma. A divulgação do gabarito deve ocorrer em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados em 10 de setembro de 2024.

Enade – é um exame aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É um instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciatura vinculados às áreas avaliadas. Os ingressantes são dispensados de fazer a prova e suas inscrições são feitas apenas para registro e cálculo de indicadores da educação superior. A participação dos concluintes é de extrema importância para notoriedade do curso e dos egressos da instituição.

Conforme art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório. Então, o estudante concluinte que deixar de comparecer ao exame ou de preencher os questionários obrigatórios fica em situação irregular e, assim, impedido de colar grau.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. E o exame é composto de quatro etapas: prova, questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, questionário do estudante e questionário do(a) coordenador(a)o do curso.

A escolha dos cursos avaliados a cada ano é definida pelo MEC a partir das áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Do IFPA, serão avaliados os cursos superiores de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar.

Confira os campi:

IFPA Belém terá dois cursos avaliados:  Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

IFPA Itaituba terá dois cursos avaliados: Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental e Sanitária.

IFPA Campus Marabá Industrial terá um curso avaliado: Tecnologia em Gestão Ambiental.

IFPA Campus Parauapebas terá um curso avaliado: Engenharia Ambiental e Sanitária.

IFPA Campus Castanhal terá dois cursos avaliados: Agronomia e Engenharia de Alimentos.

IFPA Campus Breves terá um curso avaliado: Tecnologia em Gestão Ambiental.

IFPA Campus Ananindeua terá um curso avaliado: Tecnologia em Gestão Ambiental.

IFPA Campus Bragança terá um curso avaliado: Tecnologia em Gestão Ambiental.

IFPA Campus Conceição do Araguaia terá 4 cursos avaliados: Tecnologia em Gestão Ambiental, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil

IFPA Campus Santarém terá dois cursos avaliados: Agronomia e Engenharia Civil

IFPA Campus Tucuruí terá um curso avaliado: Engenharia Sanitária e Ambiental.

Confira o cronograma:

Inscrições e retificação de inscrições: 27 de junho a 31 de julho

Retificação das inscrições: até 31 de agosto de 2023

Aplicação das provas: 26 de novembro de 2023.

Divulgação do gabarito: 08 de dezembro de 2023.

Saiba mais sobre o Enade 2023 clicando para ler o edital em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-37-de-25-de-maio-de-2023-486214440