Página inicial > Últimas Notícias > Representantes da Embaixada da França dialogam com o IFPA para estreitar a cooperação na oferta de ensino de francês

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 13h50
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 13h50

Nesta quarta-feira, 28 de junho, a Coordenação de Relações Internacionais e a Diretoria de Extensão e Relações Interinstitucionais do Instituto Federal do Pará (IFPA), ligadas à Pró-reitoria de Extensão, receberam representantes da Embaixada da França e da Aliança Francesa.

Além de ampliar e fortalecer os laços de cooperação, os objetivos da visita foram apresentar o instituto, conhecer os programas e oportunidades de parceria disponibilizadas pela França quanto ao ensino do Francês por meio de tratativas firmadas com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A adida de Cooperação Educacional da Embaixada da França, Hélène Ducret, e a Diretora Executiva da Aliança Francesa, em Belém, Justine Delefortrie, buscaram apresentar os programas e atividades que podem ser oferecidas e desenvolvidas em parceria com o IFPA. Elas foram recepcionadas pela coordenadora de Relações Internacionais, Regina Coeli Morais Krelling, e a diretora de Extensão e Relações Interinstitucionais, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro.

Regina Krelling e Suezilde apresentaram o número de discentes, docentes e técnicos que compõe o IFPA, as áreas de atuação e de demanda por parcerias. O encontro aproxima a instituição da Embaixada da França e da Aliança Francesa para o fortalecimento da execução da Política de Internacionalização do IFPA, bem como, na ampliação da oferta de línguas estrangeiras aos estudantes e servidores por meio de parceria com instituições reconhecidas.

Um dos programas apresentados ao IFPA foi o Franmobe, uma metodologia construída pela Embaixada Francesa que poderá ser implementada pelos Institutos Federais desde que tenham professores para ministrar o curso. Hélène Ducret apresentou as prioridades da Embaixada Francesa – oferta da Língua Francesa, sustentabilidade, multilateralismo, valorização dos povos e saúde– . Justine apresentou outro programa de Turismo Sustentável Brasil – França desenvolvido pela Aliança Francesa e o Franceco Lab Brasil que busca transformar alunos em ecocidadãos. Ela ressaltou que o tema da edição 2023 é as florestas no Brasil, um projeto interdisciplinar. Suezilde explicou que há sinergia do IFPA com os eixos sustentabilidade e valorização dos povos.

Os programas que ofertam bolsa aos estudantes dos IFs devem ser via editais, de âmbito nacional, firmados com o Conif. Agradecendo a visita, Regina Krelling se comprometeu a dialogar com os Centros de Idiomas dos campi para que articulem e estudem a viabilidade de implantar a metodologia Franmobe e as demais propostas apresentadas no encontro.