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Editora do IFPA lança seis novas obras em evento de grupos de pesquisa realizado em Tucuruí

  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h45
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h45
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Educação do campo, experiências integradoras e exitosas, antropologia na educação básica e a concepção do projeto institucional da educação no campo são temas de obras publicadas pela Editora do Instituto Federal do Pará (Edifpa). O lançamento das obras ocorreu no dia 20 de junho, durante a VI Reunião de Grupos de Pesquisas do Instituto Federal do Pará (IFPA), um evento organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG) no campus Tucuruí. E estão disponíveis em https://proppg.ifpa.edu.br/e-books.

Além do coordenador da Edifpa, Raimundo Pacheco, marcaram presença no evento Dalcione Lima Marinho organizador das obras "Ensino fundamental do campo: relatos de pesquisa dos estudantes das especializações em educação do campo no campus rural de Marabá, Volume I e II; Rosemeri Scalabrin representando as obras " Concepção do projeto institucional da educação do campo do campus rural de Marabá" e  "Educação do campo e pedagogia da alternância: as experiências integradoras do Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá”; e Hericley Serejo Santos representando os autores da obra  "Extensão no Marajó: experiências exitosas do IFPA Campus Breves". Breno Rodrigo de Alencar, organizador do livro “Antropologia na Educação Básica”, participou de forma remota por meio de um vídeo que foi exibido aos participantes.

Na coletânea “Antropologia na Educação Básica”, organizada por Breno Rodrigo de Alencar, Gekdebe Dantas Targino e Marcelo da Silva Araújo, os autores convidam o leitor para a reflexão sobre a presença e as contribuições da Antropologia como área do conhecimento e recurso metodológico de ensino na educação básica. Estruturada em nove capítulos, a obra trata da etnografia de si como exercício decolonial, apresenta práticas e estratégias de transposição didática de antropólogos que atuam na educação básica, reflete o que se sabe sobre os povos indígenas, o antirracismo na escola, o livro didático e os debates antropológicos, métodos antropológicos na prática docente, intolerância religiosa e formação escolar, antropologia e didática em uma escola rural, a residência pedagógica pela perspectiva dos antropólogos.

“Extensão no Marajó: Experiências exitosas do IFPA Campus Breves” é um livro organizado por Essia de Paula Romão-Torres, Fabrício Nilo Lima da Silva, Júlia Siqueira Moreau, Hericley Serejo Santos e Netanias Mateus de Souza Castro. Seus capítulos buscam mostrar que o Marajó é mais do que belezas naturais, biodiversidade, queijo e abacaxi, é um espaço de pesquisa e educação. Em que projetos desenvolvidos pelo IFPA junto à comunidade têm ajudado a mudar cenários, abrir possibilidades, traçar caminhos que possibilitam o desenvolvimento da região, por meio da promoção de um ensino transformador aos discentes do Campus Breves. Os projetos transformam os moradores da ilha em difusores de conhecimento na região. Reúne relatos de professores e técnicos administrativos do IFPA campus Breves. Foi estruturado em três sessões, −recursos naturais, educação, cultura e esporte−. É composto por 15 capítulos sobre diversos temas trabalhados em sala de aula em Breves: a extensão como mediação pedagógica no Marajó, a agricultura sustentável na floresta nacional de Caxiuanã, ações de educação ambiental na rede estadual de Breves, piscicultura desenvolvida por agricultores familiares, capacitação e tecnologias sociais na piscicultura, identificação de serpentes peçonhentas e prevenção de acidentes, escola de férias, escola itinerante, cursinho pré-enem solidário, importância do preparatório para o curso técnico, educomunicação e práticas fotográficas, pedagogia da alternância com foco em diálogos formativos com a educação ambiental e agroecologia, gamificação como mediação pedagógica na educação ambiental, estágio e a prática profissional dos alunos dos cursos técnicos do IFPA, artes marajoaras e tênis de mesa como ação integradora.

“Concepção do projeto institucional da Educação no campo do campus rural de Marabá” foi organizado por Rosemary Scalabrin e Shauma Tamara do Nascimento Sobrinho. Descreve o processo de concepção do projeto institucional de Educação do Campo do campus Marabá Rural (CMBR) do IFPA. Em seis capítulos, o e-book aborda o processo de colonização do sudeste paraense e o projeto contra hegemônico, passa pelo dualismo da educação profissional no Brasil – ensino agrícola a educação profissional do campo –, apresenta a integração nas práxis da educação básica e profissional no IFPA campus Marabá Rural, discute sobre os elementos históricos que limitam o desenvolvimento de metodologias expositivas em sala de aula e as dificuldades para o desenvolvimento de práticas docentes com a concepção da educação do campo,  a pedagogia da alternância como elemento integrador, educação escolar indígena – integração curricular e atuação interdisciplinar –.

“Educação do campo e Pedagogia da Alternância” é um e-book de quatro capítulos organizado por Rosemary Scalabrin, Shauma Tamara do Nascimento Sobrinho e Dalcione Lima Marinho. A obra reafirma a defesa da pedagogia libertadora fundamentada na metodologia de perspectiva dialética. Aborda a educação no campo e a pedagogia da alternância, apresenta a percepção dos estudantes do curso técnico em agropecuária integrado do campus Marabá Rural sobre indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas, jardim medicinal, ressonâncias da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão na educação do campo, a educação do campo e a função social da escola.

“Ensino fundamental do campo: Relatos de pesquisas de estudantes das especializações em Educação do Campo no Campus Rural de Marabá - Vol. I e II”, são dois e-books organizados por Dalcione Lima Marinho. O primeiro volume está estruturado em quatro capítulos:  O ensino da matemática na educação do campo; Saberes tradicionais na educação do campo; Educação do campo, agricultura familiar e políticas públicas; O papel social da educação do campo. O segundo volume traz seis capítulos que sintetizam os relatos sobre a atuação docente nas escolas do campo ou temáticas que refletem o funcionamento das escolas e da vida no campo nos municípios de atuação dos egressos. Está organizado em três sessões: práticas pedagógicas na educação do campo, gestão escolar na educação do campo, e a educação especial e inclusiva no campo. Os capítulos abordam: as práticas pedagógicas na educação do campo; as práticas interdisciplinares no ensino fundamental na escola Maria Lúcia de Sousa Pimentel – Piçarra (PA); a prática docente no ensino médio – o caso da escola estadual Izabel Maracaípe – Itupiranga (PA); a gestão escolar Carlos Leitão –P.A. dos Bandeirantes, Marabá (PA) – limites e possibilidades; a participação da família – o caso da escola Cupuaçu, na comunidade Vila Piranheira.

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