Página inicial > Últimas Notícias > Debate entre candidatos à reitoria ocorreu nesta sexta-feira (26)

Debate entre candidatos à reitoria ocorreu nesta sexta-feira (26)

• Publicado: Sábado, 27 de Mai de 2023, 18h17
  • Última atualização em Sábado, 27 de Mai de 2023, 18h17
  • Acessos: 92

O debate entre os quatro candidatos que concorrem à reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) para o mandato 2023-2027 ocorreu na tarde desta sexta-feira, 26 de maio, no auditório do Centro de Tecnologias em Educação a Distância (CTEAD). Participaram das discussões as candidatas professoras Ana Paula Palheta Santana, nº 10 “Todas as vozes em um só IFPA”, Neila Waldomira do Socorro Sousa Cabral, nº 01 “Por um IFPA de muitas vozes.” “Mudar, democratizar e empreender”, Paulo Henrique Gonçalves Bezerra, nº 09 “Gerir processos, respeitar pessoas”, e Ribamar Ribeiro Júnior, nº 50 “IFPA mais perto de você”. Estiveram presentes os assessores dos candidatos e os membros da comissão eleitoral.

Antes de iniciar o debate, a Comissão Eleitoral convidou um assessor de cada chapa para participar do sorteio das ordens de fala do primeiro bloco. Na sequência, a mesa de debate foi composta pelos(as) candidatos(as), mediadores, cronometristas, organizador dos sorteios das ordens de perguntas e respostas, e o secretário que registrava as ordens sorteadas e analisava os possíveis recursos.

O debate foi dividido em quatro etapas. No primeiro bloco, os candidatos apresentaram suas propostas de gestão para o quadriênio de 2023 a 2027. A exibição dos planos de gestão seguiu a ordem de sorteio: Ribamar, Paulo, Ana Paula e Neila.  Depois, os candidatos e candidatas tiveram a oportunidade de fazer perguntas uns para os outros. Definido por sorteio, Neila fez perguntas para Ribamar, e ele para ela. Em seguida, Ana Paula fez perguntas para o Paulo, e ele para ela. Estas perguntas foram feitas dentro do tempo de 30 segundos e as respostas em dois minutos, com direito a réplicas e tréplicas com duração de um minuto cada. Na sequência, no terceiro bloco, foi o momento de responder às perguntas selecionadas pela Comissão Eleitoral do IFPA. As questões foram enviadas pela comunidade acadêmica (servidores e estudantes) com antecedência de 48 horas via link disponibilizado e divulgado pela Comissão Eleitoral.

A última rodada foi destinada às considerações finais dos candidatos

Por meio de perguntas e respostas, os candidatos esclareceram suas propostas de gestão, explanaram suas visões sobre processo seletivo de acesso aos cursos do IFPA, educação de jovens e adultos, curricularização, verticalização do ensino, necessidade de ampliar os códigos de vagas para expandir o quantitativo de servidores da instituição, captação de recursos, infraestrutura com foco nos laboratórios, revisão da carga horária docente, bolsa pesquisa pra servidores, sistema integrado de gestão e sobre as deficiências dos serviços prestados em tecnologia de informação aos campi e mesmo setores da reitoria; esclareceram detalhes de seus planos sobre ensino, pesquisa, inovação, extensão, estágio, visitas técnicas, desenvolvimento institucional, gestão de pessoas e assistência estudantil (transporte e alimentação estudantil).

Produção do debate

A organização e mediação do debate foram feitas, por solicitação da Comissão Eleitoral, pela Assessoria de Comunicação do IFPA. Os mediadores foram Maraísa Andrade de Castro e Hericley Serejo Santos. Na transmissão e operação técnica: João Augusto Rodrigues e Willian Estrela da Cunha. Na mediação do canal oficial do youtube, Caio Sousa. Leriton Brito ficou na condução da exibição transmissão no auditório. As regras de dinâmica de prazos e ordem das falas, perguntas e debates foram comunicadas no início do evento por meio de vídeo produzido por Lívea Colares e João Augusto.

Eleição

A campanha após o debate continua com as visitas aos campi para que os servidores e estudantes possam conhecer as propostas e decidam em quem votar. A votação será secreta, online e facultativa, acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, das 8h às 22h, na ferramenta de votação eletrônica SigEleição, e poderá ser feita de qualquer meio de acesso à internet, dentro ou fora das unidades do Instituto. O link das eleições estará disponível em: https://eleicoes.ifpa.edu.br