Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MIT desenvolve sistema para identificar receitas pela foto.

  • Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 09h35
  • Acessos: 1267

Links relacionados:

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) está desenvolvendo um sistema que pode identificar como é feita e quais ingredientes levam uma determinada comida. O sistema Pic2recipe usa redes neurais para determinar a receita de um alimento a partir de uma foto. O Instituto está otimizando essa tecnologia para estudar "hábitos de saúde e preferências alimentares" com base em imagens de refeições retiradas das mídias sociais.

O sistema Pic2recipe foi desenvolvido usando o Food-101 Data Set , um algoritmo de identificação de alimentos construído por cientistas suíços em 2014. Ele usa um banco de dados de 101.000 imagens de alimentos. 

De acordo com o MIT, o sistema inda não é perfeito. No momento, ele é capaz de identificar corretamente 65% das receitas submetidas ao teste. O maior problema com a tecnologia são as próprias imagens.

 

"Quando as pessoas tiram fotos de comida,há muita variação no estilo: se foi tirado de perto ou longe, se é uma única coisa ou múltiplas partes de um prato completo e etc", disse Nick Hyne, um dos participantes do projeto.

Não há intenção do MIT disponibilizar essa tecnologia comercialmente. Mas um dos seus usos, caso chegasse para às pessoas, seria verificar o valor nutricional ou identificar restrições alimentares.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->