Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Curso Superior de Licenciatura em História - IFPA campus Conceição do Araguaia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso Superior de Licenciatura em História - IFPA campus Conceição do Araguaia

  • Publicado: Sexta, 21 de Abril de 2023, 15h35
  • Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 16h46

 

Bem-vindo ao curso superior de licenciatura em história do IFPA campus Conceição do Araguaia! Este curso foi projetado para fornecer uma educação de alta qualidade e abrangente para estudantes que desejam se tornar professores de história ou buscar carreiras em áreas relacionadas à história, como museus, arquivos e patrimônio cultural. 

O curso é denominado de Licenciatura em História, ofertado pelo Campus do IFPA Conceição do Araguaia, localizado Avenida Couto Magalhães, Nº 1649 – Setor Universitário - CEP 68540-000 – Conceição do Araguaia- Pará, no espaço pedagógico Centro Experimental Agroecológico do Araguaia (CEAGRO). Serão ofertadas 40 vagas anuais, no turno noturno, na modalidade presencial, no regime acadêmico seriado e no período letivo semestral. A duração mínima do curso será de 4 anos (oito semestres) e máxima de 6 anos (doze semestres), com carga horária total de 3.200 horas. As atividades serão ofertadas de forma paralela e excepcionalmente em caráter modular. Será composto por três núcleos: Estudos de Formação Geral, Aprofundamento e Diversificação de Estudos da Área de Atuação Profissional – o qual inclui a prática como componente curricular e Estudos Integradores – neste último, incluem-se as Atividades Complementares de Caráter Acadêmico, Científico e Cultural e as Práticas Curriculares em Sociedade. Ao concluinte do curso será conferido o titulo de Licenciado em História. O curso inicia suas atividades acadêmicas no primeiro semestre do ano letivo de 2019.

Durante o curso, você terá a oportunidade de explorar a história do Brasil e do mundo, examinar as causas e consequências dos eventos históricos e desenvolver habilidades analíticas e críticas que serão úteis em sua carreira.

Nosso corpo docente altamente qualificado é composto por especialistas em diversas áreas da história, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos com você. Além disso, nosso campus oferece recursos acadêmicos avançados, incluindo bibliotecas, laboratórios de informática e salas de aula equipadas com tecnologia moderna.

Ao concluir este curso, você estará preparado para ensinar história em escolas de ensino fundamental e médio, ou seguir uma variedade de caminhos profissionais em áreas relacionadas à história. Estamos ansiosos para recebê-lo e ajudá-lo a alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.

 

Para ingressar no curso superior de licenciatura em História do IFPA campus Conceição do Araguaia, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Realizar a inscrição no processo seletivo: O processo seletivo para ingressar no IFPA é realizado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou do Processo Seletivo Unificado (PSU) do IFPA. Verifique no site do IFPA as datas de inscrição e o cronograma do processo seletivo.

  2. Realizar a prova: Após realizar a inscrição, você deverá realizar a prova do processo seletivo. A prova avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas relacionadas ao ensino médio.

  3. Aguardar a classificação: Após a realização da prova, aguarde a classificação do processo seletivo. A lista de classificação é divulgada no site do IFPA.

  4. Matrícula: Caso seja selecionado, você deverá realizar a matrícula no curso de História do IFPA campus Conceição do Araguaia, apresentando os documentos necessários.

Lembre-se de verificar os requisitos específicos para ingressar no curso de História do IFPA, bem como as datas e prazos para realizar a inscrição e a matrícula.

 

Mercado de Trabalho de História

À primeira vista, se você fizer o curso de licenciatura em História será professor, certo? Sim, a graduação permite que você trabalhe em instituições de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, em cursinhos pré-vestibulares.

O mercado de trabalho também é bem interessante fora das aulas:

  • Museus;
  • ONGs;
  • Empresas privadas;
  • Órgãos do setor público;
  • Escrita e análise de livros didáticos e paradidáticos;
  • Produção de material pedagógico;
  • Produção cultural, que envolve TV, web, cinema, teatro, turismo, bibliotecas e centros culturais.

 

Áreas de atuação

O curso de licenciatura em História prepara alunos para que sejam capazes de dominar linhas em gerais o processo histórico por meio do estudo do passado humano.

As análises que são feitas, levam em consideração os aspectos de economia, dominação e poder, conflitos sociais, crenças religiosas, relações familiares, manifestações culturais e do cotidiano da sociedade.

Após sua graduação em História o profissional historiador pode atuar nas seguintes áreas:

  • Ensino público ou particular;
  • Pesquisa acadêmica ou de empresas;
  • Elaboração de materiais didáticos;
  • Gestão de documentos e coleções;
  • Analista ou colunista de meios de comunicação;
  • Consultoria de produções culturais;
  • Historiografia corporativa.

 

- Plano de Desenvolvimento do Campus 2019 - 2023 - PDC

- Plano de Desenvolvimento Institucional 2024 - 2028 - PDI

PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS ACESSE A PAGINA DO CURSO E NAVEGUE NOS ITENS DE MENU, ACESSE: CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->