Página inicial > Últimas Notícias > IFPA prorroga prazo de suspensão das atividades presenciais até o dia 17 de maio

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 00h12
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 00h12

O Instituto Federal do Pará (IFPA) prorrogou, por meio da Portaria N.º 541/2020, o prazo de suspensão das atividades acadêmicas presenciais até 17 de maio e suspendeu os calendários acadêmicos 2020 dos campi. A suspensão também vale para o início das aulas dos calouros aprovados nos processos seletivos PSU Graduação, PSU Técnico e Sisu 2020.
A decisão leva em consideração as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) quanto às medidas a serem adotadas para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus Covid-19. Para minimizar os impactos da suspensão das atividades, as Pró-reitorias de Ensino, de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e Inovação Tecnológica emitirão orientações específicas.
Os servidores dos campi e Reitoria do IFPA deverão continuar a desenvolver suas atividades de forma remota ou se revezando para não parar o atendimento e não gerar aglomerações. Cada servidor deve estar à disposição da instituição nos horários habituais de trabalho, em estado de atenção e prontidão em relação à convocação para retorno às atividades, manter telefone de contato atualizado e ativo para garantir a comunicação imediata com o IFPA.
Estão suspensas, por igual período, todos os eventos, reuniões, exames admissionais, periódicos, perícias médicas, concursos públicos, nomeações, posses, processos seletivos, cerimônia de formaturas e atendimento ao público externo de forma presencial.
O IFPA – campus Conceição do Araguaia conta em seu quadro de servidores com sessenta (60) docentes, quarenta e nove (49) técnicos administrativos e aproximadamente 872 alunos ativos no SIGAA.
"No momento estamos com as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão suspensas desde o último dia 19 de março com data prevista para retorno em 13.04, porém nesta terça-feira (07.04), após reunião com os membros do Conselho de Diretores, o magnífico Reitor emitiu a Port. 541/20202, prorrogando essa data até o próximo dia 17 de maio. Estamos vivenciando uma situação delicada! Se cuidem! Sigam as recomendações do Ministério da Saúde, visitem a página do IFPA para acompanhar as informações da instituição. Temos o acolhimento psicológico virtual, fiquem à vontade para recorrer esse atendimento. Evitem aglomerações. Fiquem em casa", disse a diretora de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inovação Maria do Carmo Vieira Filha.

Alguns cuidados no Campus
As atividades administrativas no Campus Conceição do Araguaia foram organizadas, seguindo um Plano de Trabalho remoto, que deverá ser entregue ao chefe imediato. As mesmas estão sendo realizadas no próprio Instituto, em forma de revezamento para evitar aglomerações e também em casa.
No tocante aos servidores do grupo de risco, não poderão exercer atividades servidores com 60 anos ou mais, imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVD-19, servidoras gestantes ou lactantes.
O atendimento ao público está sendo realizado através dos canais oficiais de comunicação do IFPA, e-mails e telefones (contatos disponíveis na página do campus). “Pedimos que servidores e alunos fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação e redes sociais”, destacou a diretora.

Suspensão do Calendário Acadêmico
A suspensão do calendário acadêmico foi necessária pensando na saúde e bem estar dos alunos e servidores, na qual a instituição está seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, a Port. do MEC 376/03.03.2020 e outros documentos oficiais, o Conselho Superior do IFPA resolveu suspender o calendário acadêmico institucional, oficializado através da Resolução 15/2020/Consup.

Reposição das aulas
Após essa pandemia, o IFPA Campus Conceição do Araguaia estará adotando estratégias de reposição das aulas, sem prejuízo aos alunos e ao Calendário Acadêmico. Está sendo solicitado aos alunos que ainda não têm acesso ao SIGAA para entrar em contato com a secretária Dayane Olivério pelo telefone (94) 99196-2816.
Outra demanda urgente que os alunos precisam realizar é responder uma pesquisa sobre Inclusão Digital, que está disponível na página do IFPA. A mesma está sendo divulgada também nas redes sociais. Caso tenham dúvidas é necessário entrar em contato com a assistente social do Campus, Roberta, pelo telefone (91) 98174-1137. "Precisamos que todos os alunos respondam esse questionário, pois são informações decisivas para a construção de políticas e ações institucionais que nos possibilitem adotar medidas para o planejamento de retomada de nossas ações. Peço aos alunos que não se preocupem com os conteúdos agora. O IFPA está empenhado em construir estratégias viáveis para a reposição quando tudo isso passar", disse Maria do Carmo.
Confira na íntegra a Portaria Nº 541/2020/GAB., de 07 de abril de 2020 que trata da suspensão das atividades acadêmicas de 13 de abril até o dia 17 de maio pelo link: https://bit.ly/2VaMLPz
Confira na íntegra a Resolução Nº 60/2020-Consup de 07 de abril de 2020 que trata da suspensão do Calendário Acadêmico 2020 pelo link: https://bit.ly/2JRshpX
Saiba todas as ações do IFPA contra o Coronavírus em https://bit.ly/3c1bAUT