Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA participam de palestra sobre eficiência energética

Alunos do IFPA participam de palestra sobre eficiência energética

• Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 16h14
  • Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 16h15

Os alunos do Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia participaram de uma palestra sobre eficiência energética, ministrada pelo consultor do poder público e do grupo A da empresa Equatorial Energia Thiago Dourado, na manhã da última quinta-feira (12), no Auditório da instituição.

Com dicas importantes, a palestra enfatizou sobre como cada um de nós pode evitar desperdícios de energia elétrica que no final do mês farão toda diferença.

Durante a palestra, Thiago enfatizou que em épocas que têm mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico - equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A dica é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.

Ele disse ainda que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia. Então, para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.

Segundo ele, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares, sendo importante estabelecer horários e evitar desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim o consumo de energia diminui e ainda é possível ficar junto de quem se ama.

Durante a palestra, os alunos foram orientados a evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. “Jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços”, completou.

Dourado destacou ainda que é melhor aproveitar a luz natural e evitar deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, é importante desligar as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando.

Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma, o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.

“Consumir energia elétrica de maneira mais eficiente é bom para todo mundo. Pequenas atitudes fazem toda a diferença”, disse o consultor da Equatorial Energia Thiago Dourado.

Ao final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito do tema abordado.