Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > II SEMIÁRIO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE DOS TRABALHADORES RURAIS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II SEMIÁRIO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE DOS TRABALHADORES RURAIS

  • Escrito por Elvis Miranda
  • Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 16h46
  • Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h02

 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem por ano 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo, provocando a morte de 2 milhões de trabalhadores. Estima-se que 4% do PIB mundial seja perdido com prejuízos causados por doenças e acidentes de trabalho, sendo que nos países de desenvolvimento o comprometimento do PIB é ainda maior.

No Brasil, o prejuízo apenas aos cofres públicos, através da Previdência Social e SUS, com o atendimento dos trabalhadores acidentados, chega a 42 bilhões de reais por ano. Tal valor não inclui os custos indiretos causados pelos acidentes, como a perda da produtividade e da produção das empresas, pagamento de indenizações pelo empregador, etc., os quais, pelas estimativas, atingem várias dezenas de bilhões de reais. Além disso, há outros custos à sociedade que não podem ser calculados, como a dor física e o sofrimento psicológico, inclusive aos familiares de trabalhadores mortos em acidentes.

Um dos setores no qual se encontram alguns dos maiores riscos de doenças e acidentes no trabalho é o agronegócio, incluindo riscos relacionados com a utilização de agrotóxicos, máquinas e equipamentos agrícolas, tratores, contato com animais, inclusive peçonhentos, exposição prolongada ao sol, etc., causas de muitas doenças, acidentes e até mortes.

Para aumentar a conscientização em torno do problema, e buscar a prevenção de acidentes e redução dos custos que eles provocam, será realizado em Conceição do Araguaia, no dia 17 de novembro, o II Seminário de Promoção e Prevenção à Saúde dos Trabalhadores Rurais:, com a participação de palestrantes, debates e apresentações orais em temas relacionados com saúde do trabalhador e prevenção de doenças e acidentes.

A iniciativa do evento é do Cerest, IFPA campus Conceição do Araguaia, Adepará. UEPA campus VII, Emater e 12ª Regional de Saúde.

--- INSCRIÇÕES ---

CLIQUE E RESERVE SUA VAGA

registrado em:
Fim do conteúdo da página