Brasil



Sábado, 25 de Outubro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto

Técnico em Eventos

Técnico em Eventos

Coordenadora: Luisa Souza Van Der Lan
Turmas: Tarde e Noite
 
1. APRESENTAÇÃO
 

Como base no desenvolvimento do município, o Instituto Federal de Conceição do Araguaia, sentiu-se estimulado a desenvolver um curso que viesse colaborar diretamente com o turismo na região, criando o Curso Técnico em Eventos. Este busca suprir a carência por mão de obra qualificada nesta área e estimular o crescimento da demanda turística do município. O turismo na região, apesar de pouco explorado, possui grandes atrativos  na zona urbana, através de movimentos culturais e festas populares como o Carnaraguaia (carnaval fora  de época), Festival da Canção, Beirarubu, Festejo de Nossa senhora da Conceição, entre outros; e na zona rural através do ecoturismo, viabilizado pelo Rio Araguaia, que margeia a cidade numa extensão de 226 km, oferecendo praias com ilhas exuberantes e acessíveis nos períodos de estiagem, que vão de maio a outubro. Mas é no mês de julho, que a cidade recebe centenas de visitantes que usufruem dos atrativos oferecidos pelo rio Araguaia.

Na idéia de desenvolver o turismo como atividade econômica sustentável, aliado ao compromisso da inclusão social, a realização de eventos vem como uma ferramenta ao desenvolvimento da atividade turística. Pois exibe forte potencial de criação e ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda, desenvolvendo um amplo leque de atividades e diversificando a sazonalidade da demanda.

Nessa perspectiva, levando em conta as características do seu entorno, o Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia, busca criar um curso voltado para a com capacitação técnico-científica, capaz de elaborar, gerir, projetar e executar projetos em Eventos, atuando como empreendedores ou em empresas já existentes.

A partir da criação de um Curso Técnico em Eventos, objetiva-se a qualificação de profissionais na produção de conhecimento e de responsabilidade social, ambiental e cultural, apoiados nas técnicas de hospitalidade e de qualidade na prestação de serviço.  Busca-se formar profissionais qualificados aptos a coordenar e implementar um conjunto diversificado de operações que caracterizam o planejamento, organização, realização e avaliação.

 
2. OBJETIVO

 

Objetivo Geral

Oportunizar aos discentes condições para que efetivem sua participação na sociedade enquanto agentes construtores do conhecimento no alcance de uma satisfação pessoal e profissional; buscando uma visão crítica da realidade e atuando no desenvolvimento de uma sustentabilidade da atividade turística.

 

  Objetivos específicos

  •  Contribuir para o desenvolvimento da região, formando profissionais qualificados, empreendedores e pesquisadores com ampla visão de mundo e capazes de transformar a atividade turística do município através dos eventos;
  •  Capacitar os alunos para serem planejadores, organizadores, executores e avaliadores de diversos tipos de eventos.
  •  Formar profissionais com responsabilidade social, ambiental e cultural, apoiados nas técnicas de hospitalidade, com uma visão crítica e profissional de suas obrigações;
  •   Preparar técnicos com formação cidadã, capazes de atuar no segmento de eventos, operacionalizando a organização e a logística dos mesmos.
  •  Despertar o espírito crítico do aluno, a fim de que o técnico ao ingressar no mercado de trabalho tenha a habilidade de analisar e desenvolver qualquer modalidade de Evento;
  •  Organizar a participação dos alunos do curso nos diversos eventos realizados na Instituição, na comunidade de Conceição do Araguaia e na região;

 

3. PERFIL PROFISSIONAL

 

O Técnico em eventos deve ser um profissional cooperativo, comunicativo e confiante, que atue de forma responsável, participativa e empreendedora no desenvolvimento de atividade turística. Esse deve ser capaz de atuar na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando corretamente o protocolo e a etiqueta. Almeja-se um profissional criativo, capaz de administrar a execução de eventos, otimizando soluções e promovendo o desenvolvimento sustentável da região, baseando-se na ética e no conhecimento científico. Deve também apresentar facilidade de adaptação e estar sempre aberto a mudanças, visando alavancar projetos e ações inovadoras para a solução de problemas apresentados nos diversos segmentos da área de eventos.

O egresso do Curso Técnico Subsequente em Eventos deve ser um profissional cidadão que possua sólida formação dos domínios, das práticas e dos conhecimentos técnicos-científicos inerentes à mesma de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho. O mesmo poderá atuar em empresas de eventos, meios de hospedagem, instituições públicas e privadas, cruzeiros marítimos, restaurantes e similares, estando capacitado a exercê-las com competência técnica, autonomia e criatividade.

As competências específicas do Técnico em Eventos, formado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA.

  •  Auxiliar no planejamento, realização e avaliação de eventos das mais diversas naturezas;
  • Dominar as técnicas de cerimonial, protocolo e etiqueta e executá-las de acordo com a natureza do evento;
  • Adquirir conhecimento sobre o processo de captação de eventos;
  • Auxiliar na administração, coordenação e contratação de pessoal para a realização de eventos;
  • Identificar os meios, equipamentos e serviços necessários ao planejamento e realização de eventos;
  • Realizar, selecionar e interpretar pesquisas e indicadores sócio-econômicos sobre o mercado turístico de interesse na elaboração do projeto de eventos;
  • Levantar informações sobre recursos físicos, humanos, financeiros e logísticos;
  • Utilizar ferramentas de marketing para atingir a satisfação do cliente;
  • Organizar programas, roteiros, itinerários turísticos, atividades de lazer e recreação, articulando os meios para sua realização com prestadores de serviços e provedores de infra-estrutura e apoio;
  • Criar, coordenar e supervisionar serviços e ofertas de entretenimento, coordenando as equipes de trabalho;
  • Apurar custos e determinar preços de produtos e serviços na realização de um evento;
  • Auxiliar no fechamento dos eventos, com realização de feedback.

 

 

 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP

Usuários Online

Nós temos 19 visitantes online

Links

Educação a Distância