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Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2014
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Visita Técnica a Aldeia Tekreyarôti-re do Território Indígena Las Casas no Município de Pau D’arco-PA

Visita Técnica a Aldeia Tekreyarôti-re do Território Indígena Las Casas no Município de Pau D’arco-PA

Aconteceu no dia 21 de agosto, uma reunião participativa na Casa do Guerreiro, local onde os indígenas Kayapós da Aldeia Tekreyarôti-retomam as suas decisões para definir o etnodesenvolvimento no âmbito educacional para as presentes e futuras gerações contando com a presença da Cacique Bekwy Kayapó esposa de Tabô Kayapó.

O Diretor geral do IFPA Campus Conceição do Araguaia, Rubens Chaves Rodrigues, juntamente com o Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, Fábio Franzon, e a Presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas-NEABI, Djane Bentes Chiba ouviram de jovens, mulheres e da Cacique as suas principais reinvidicações com relação ao assunto. O trabalho  vem sendo planejado desde maio de 2014 com a formação de equipe e a efetivação de parcerias nas três esferas assim como com organizações sociais indígenas, agora está na fase de planejar as ações para o ano de 2015, neste sentido, o Diretor ouviu dos indígenas as suas principais demandas a exemplo da oferta do Curso de Pedagogia dentro da Aldeia sendo que os estudantes seriam não apenas da Aldeia Tekreyarôti-remas de todas as Aldeias da região sul e sudeste paraense que estão dispostos a cursar o ensino superior a exemplo de Aldeias localizadas em São Félix do Xingu, Cumaru do Norte, Ourilândia, Santana do Araguaia e Redenção tendo o Campus Conceição do Araguaia mediante o Município de Pau D’arco.

Também foi firmada parceria com a Prefeitura de Pau D’arco especialmente com a Secretária Municipal de Educação, Elma, no sentido de viabilizar obras de acesso à aldeia assim como a reforma da Escola e Casa de apoio para os professores visando viabilizar aos futuros discentes, equipe pedagógica e de gestão o comprometimento com o ensino de qualidade. Foi apresentado pelo Diretor Geral do Campus, Rubens Chaves, que desde aquele momento da reunião os indígenas poderiam ser considerados alunos do IFPA, e disse que verificar pessoalmente a realidade das comunidades tradicionais, a exemplo dos indígenas, foi muito importante para poder planejar com cautela o ensino diferenciado que é proposto pela comunidade como afirmou o Diretor geral.

por Djane Bentes Chiba (adaptado Elvis Miranda)

 

PORTARIA Nº 031/2014 - CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DE 17 DE MARÇO DE 2014. Institui o Regulamento Disciplinar do Corpo Discente

PORTARIA Nº 031/2014 - CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DE 17 DE MARÇO DE 2014. Institui  o  Regulamento  Disciplinar  do  Corpo  Discente

PORTARIA Nº 031/2014 - CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DE 17 DE MARÇO DE 2014.
Institui  o  Regulamento  Disciplinar  do  Corpo  Discente  no âmbito  do  Campus  Conceição  do  Araguaia  do  Instituto Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia  do  Pará  e  dá outras providências.
O  DIRETOR  GERAL  DO  CAMPUS  CONCEIÇÃO  DO  ARAGUAIA  DO  INSTITUTO FEDERAL  DE  EDUCAÇÃO,  CIÊNCIA  E  TECNOLOGIA  DO  PARÁ,  nomeado  através  da Portaria nº 0339/2013-GAB, de 13.03.2013 –  D.O.U de 15.03.2013, no uso de suas atribuições legais, concedidas através da Portaria 389/2011-GAB, de 18.05.2011 –  D.O.U de 19.05.2011, usando  das  suas  atribuições  legais  que  lhe  são  conferidas  pelo  art.  13  da  Lei  nº  11.892,  de 29/12/2008, e pelo art.59 do Regimento Geral da Instituição,

RESOLVE:
Art.  1º  -  INSTITUIR  o  Regulamento  Disciplinar  do  Corpo  Discente  no  Âmbito  do Campus Conceição  do  Araguaia  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia  do  Pará  -IFPA, conforme as diretrizes estabelecidas nesta Portaria.

 

Leia na Integra:

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RESULTADO PRELIMINAR - Edital Assistência Estudantil - 2014-2

RESULTADO PRELIMINAR - Edital Assistência Estudantil - 2014-2

A Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA - Campus Conceição  do  Araguaia,  torna  público  o  presente  Edital  de  Assistência  Estudantil  nas modalidades  de  Auxílio  Moradia/Auxílio  Alimentação/Auxílio  Pais  e  Mães  Estudantes.    O Edital  tem  por  objetivo  criar  condições  de  permanência  e  êxito  no  itinerário  acadêmico  dos estudantes  do  nível  superior  na,  prioritariamente  aos  estudantes  oriundos  da  rede  pública  de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, com base no que rege  o  Programa  Nacional  de  Assistência  Estudantil  -  PNAES,  instituído  pelo  Decreto  nº. 7234/2010 e Resolução 134/2012- CONSUP de 04 de dezembro de 2012.

 

EDITAL E DOCUMENTOS

 Edital (286.81 KB 2014-08-12 19:03:35).

 Resultado Preliminar - Deferidos (162.52 KB 2014-08-26 18:39:42)

 Resultado Preliminar - Indeferidos (334.42 KB 2014-08-26 18:40:21)

Democracia, pluralismo e transparência

Democracia, pluralismo e transparência

Por volta de sessenta servidores do IFPA (Instituto Federal) Campus Conceição do Araguaia participaram no auditório na última sexta-feira (01/08), na primeira reunião geral da nova gestão promovida com o objetivo de debater  transparência e os e proposta de gestão compartilhada.

A democracia, o pluralismo e a transparência foram às marcas da reunião, em breve teremos data de uma nova reunião para darmos continuidade aos trabalhos.

Para garantir a transparência e o pluralismo de posições como na última reunião, a gestão convidará todos os servidores do campus; representantes da classe estudantil; além de representantes da comunidade externa.

 O diretor geral, Profº Rubens Rodrigues, disse que seu objetivo, com a realização das reuniões, é ser coerente com o objetivo da Reitoria de promover um debate amplo e transparente sobre o modelo de gestão compartilhada, visando a soluções práticas e definitivas dos problemas cotidianos.

O Diretor explicou que assumiu a diretoria do IFPA, sempre trabalhou com compromisso, nessa nova etapa não será diferente "buscamos resultados" para que o campus opere em condições ideais, melhorando as condições de trabalho dos servidores, ampliando a oferta de vagas e reativando setores paralisados pela falta de pessoal, como é o caso da vinda dos estagiários.

Em conversa com a Ascon do campus disse “Esperamos que tenhamos nessa gestão não um embate, mas um amplo debate sobre o assuntos polêmicos e que juntos busquemos as melhores soluções para o bem da maioria”, disse o diretor.  

O diretor de planejamento Profº Vander Augusto, esclareceu sobre o orçamento o que já se fez e o que poderá ser feito esse ano. Falou sobre os investimentos, gastos e perspectivas pra esse próximo semestre e a importância do planejamento para o próximo ano.

Também o diretor de ensino Profº Fábio Frazon, além de se colocar a disposição do setores voltados ao ensino e aos professores e comentou sobre a importância da padronização de alguns procedimentos e normas e se comprometeu com o andamento dos trabalhos buscando alternativas onde estão os entraves.

Visita dos Avaliadores do MEC - Curso Superior de Informática

Visita dos Avaliadores do MEC - Curso Superior de Informática

O IFPA  Campus Conceição do Araguaia recebe de 03 a 06 de agosto a visita do MEC para avaliação. A Avaliação é formada por três componentes principais: a avaliação da instituição, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Avalia-se também aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Agenda e Cronograma de visita:

Cronograma

 

Avaliadores:

·    Profº. Jaques Duilio Brancher -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.             

·    Profº. Hugo André Klauck – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Curso: Informática - Processo: 201358447 - Avaliação: 108776

DIA 05 e 06/05 - Informática

 

HOR.

ATIVIDADE

PARTICIPANTES

Dia 03/05

---

Viagem e chegada à cidade da IES e Chegada em Conceição do Araguaia PA

Comissão INEP

Dia

04/08

8h30

Reunião com a Gestão

Membrosda direção da IES + Outros membros da IES + Comissão INEP

  9h reunião com o Coordenador de curso Coordenador de curso

 

9h30

Reunião CPA

ComissãoINEP/CPA

 

10h

Analise Documental

Comissão INEP (Coordenador de Curso e Secretaria Plantão)

 

12h

Almoço

 

 

13h30

Visitaàs instalações físicas, priorizando as que são utilizadas pelo curso avaliado

Visitaà biblioteca e conferência da bibliografia

Coordenação de curso + Representantes da IES + Comissão INEP

 

16h30

Reunião discente

Coordenação de curso + Discentes + Comissão INEP

 

17:30h

Reunião NDE, Docentes

Docentes do Curso (incluindo componentes do NDE e Colegiado de Curso) + Comissão INEP

 

18h30

Reunião

Atividade interna comissão

Dia

05/08

8h30 a 12h Trabalho Interno comissão, Analise Documental e preenchimento do ralatório  
  13h30 a 16h trabalho interno comissão; analise documental e preenchimento ralatório  
  16h Reunião final da comissão com rep Institucional e coordenação de curso  

 

Ascon CDA: Elvis Miranda

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