Feira Vocacional 2018

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 16h45 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h10 | Acessos: 439

O IFPA Campus Conceição do Araguaia promoverá no dia 07 de dezembro de 2017 a Feira Vocacional com o objetivo de apresentar a oferta de cursos  e as características de cada um deles para a sociedade,  principalmente aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, proporcionando assim, o embasamento necessário para a escolha do curso técnico ao qual o estudante pretende concorrer. É um momento importante de orientação e aproximação dos estudantes, pais e professores para conhecer a realidade do nosso Campus.

INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO: Janeiro 2018

PROVA: Fevereiro 2018

Define-se que:

Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma de oferta integrada: são cursos regulares com duração prevista de até quatro anos, com matriz curricular composta de disciplinas de formação geral e específicas, por área, para alunos que já concluíram o Ensino Fundamental.

Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma de oferta subsequente: são cursos regulares com duração prevista de até dois anos, com matriz curricular composta de disciplinas de formação específica por área, para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, NA FORMA DE OFERTA INTEGRADA

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

É o profissional cidadão que possui uma sólida formação, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho, e de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos: “Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.”, estando capacitado a exercê-las com competência técnica, com autonomia, criatividade, trabalhando em equipe e politicamente posicionar-se em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

É o profissional cidadão que possui uma sólida formação, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a saber: Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Poderá atuar em empresas públicas e privadas de construção civil. Escritórios de projetos e de construção civil. Canteiros de obras, estando capacitado a exercê-las com competência técnica, com autonomia, criatividade, trabalhando em equipe e politicamente posicionar-se em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, NA FORMA DE OFERTA SUBSEQÜENTE

TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

O Técnico em Segurança no Trabalho é um profissional que tem ação no âmbito específico da promoção e prevenção dos riscos à saúde dos trabalhadores. Estas práticas exigem desses profissionais a atuação em equipes multiprofissionais, com criatividade e flexibilidade, atendendo a diferentes situações de riscos em diversos tipos de organizações, permanentemente sintonizados com as transformações políticas, tecnológicas, epidemiológicas e socioculturais ocorridas no campo laboral. Os serviços de segurança e saúde no trabalho das organizações (pública, privada, natureza mista e etc.) exigem a formação de profissionais adequadamente preparados com potencial para intervir na redução dos riscos e dos agravos a saúde do trabalhador proporcionando melhor qualidade de vida. O papel desempenhado por este técnico junto aos trabalhadores pressupõe ainda a responsabilidade por inserir neste cenário estratégias que levem os mesmos a desenvolverem atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. Visa, ainda, implantar preceitos e valores de segurança e saúde, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho na busca pelo ambiente salubre.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

É o profissional que realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados.